Câmeras, Telescópios, Lentes, Montagens. Potência ou portabilidade? Céu profundo ou planetas? Qual é o equipamento ideial para astrofotografia entre tantas ...
[+]
A História da Ciência tradicionalmente tratou o período medieval como um período caracterizado como tenebroso, uma “Era das Trevas”, sem ...
[+]
O curso se propõe a apresentar, em um primeiro momento (teórico) através de slides Powerpoint, os conceitos relativos aos fenômenos ...
[+]
Existem vários modelos de relógios solares, contudo, com diferentes dificuldades ou limitações. Desenvolvemos, contudo, um modelo, válido para qualquer latitude, ...
[+]
O EANE - Encontro de Astronomia do Nordeste, é um encontro organizado pelas entidades astronônicas do nordeste e reúne anualmente os astrônomos amadores da região com o objetivo de integrar os grupos e desenvolver ações que visem à popularização, o ensino e a pesquisa em astronomia no Nordeste.
Em meados da década de 70 o Rubens de Azevedo da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia do Ceará e o Pe. Jorge Polman, fundador da Sociedade Astronômica do Recife – SAR, imaginaram um encontro de entidades astronômicas regional, visto que as mesmas viam-se dispersas e não se observava a divulgação de seus trabalhos entre as demais. Foi organizado então o 1° Colóquio de Astronomia do Nordeste, que ocorreu no período de 29 a 31 de Dezembro de 1975 na cidade de Fortaleza no estado do Ceará.
Em 1978 este mesmo encontro passou a ser chamado de Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE), ocorreram mais duas edições do EANE, em 1983 e 1997. Durante oito anos (2005-2012) o EANE passou a ser realizado com o nome de Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia (EINA). No VIII EINA, em Fortaleza no ano de 2012, foi decidido em assembleia que o encontro voltaria a se chamar novamente de EANE, assim acontecendo em 2013 na cidade do Natal no estado do Rio Grande do Norte.
O 14o. ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE – 14o. EANE, foi realizado em João Pessoa, nos dias 01, 02 e 03 de Maio de 2014 no Campus de João Pessoa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no bairro de Jaguaribe.
Uma das mais antigas capitais do Nordeste, a Capital paraibana desponta como um forte destino turístico no Nordeste do Brasil e vem apresentando grande crescimento do fluxo de visitantes todos os anos.
Terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa possui uma história de 430 anos (fundada em 1585), bem guardada nos seus monumentos e preservada no verde, que é uma de suas características mais fortes e que lhe rendeu o título de segunda cidade mais arborizada do mundo, atrás, apenas, de Paris.
João Pessoa é o ponto mais próximo do continente africano. O local onde os raios solares primeiro despontam na América do Sul. Durante todo o ano, a temperatura, em torno de 29 graus, é um convite ao lazer e ao descanso nas águas sempre azuis de praias como: Tambaú, Manaíra, Bessa, Cabo Branco e toda a Costa do Sol.