Sertão Paraibano recebe Encontro de Astrofotografia neste final de semana

O Sertão da Paraíba vai receber neste final de semana um dos maiores encontros de astrofotografia do Brasil. Trata-se do Encontro Paraibano de Astrofotografia, ou simplesmente EPA!, que terá entre 26 e 28 deste mês (agosto) sua 9ª edição.

O encontro ocorre anualmente no Casarão do Jabre, na zona rural do Município de Maturéia e reúne astrônomos, astrofotógrafos e aficionados pela astronomia, para contemplar e fotografar a toda beleza e imensidão do universo. A ideia principal do encontro é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.

Astrofotografia

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

Nebulosas envolvendo a Constelação de Orion - Créditos: Renato Bandeira

Nebulosas envolvendo a Constelação de Orion – Créditos: Renato Bandeira

O Local

O Casarão do Jabre, localizado aos pés do Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba, recebe e organiza o encontro juntamente com a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA). O local foi escolhido por reunir as melhores condições climáticas para a observação, a distâncias dos grandes centros e a estrutura do Casarão do Jabre, que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação, além de um ambiente bastante aconchegante e acolhedor.

Casarão do Jabre em Maturéia, PB - Créditos: Caio Silva, 2015

Casarão do Jabre em Maturéia, PB – Créditos: Caio Silva, 2015

INSCRIÇÕES

Ainda restam algumas vagas para o 9º EPA!, mas quem tiver interesse deve reservá-las o quanto antes, pois já estão encerrando. As inscrições são feitas através do formulário e mediante ao pagamento de uma taxa de R$ 60,00. O Casarão do Jabre também criou pacotes de alimentação e hospedagem para receber os convidados. Interessados, entrar em contato através do telefone (83) 99926-1152.

ORGANIZAÇÃO E APOIO

O 9º EPA é organizado pelo Casarão do Jabre, Associação Paraibana de Astronomia, Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Maturéia, Laticínios Grupiara e Vice & Versa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *