Primeiro Eclipse Total da Lua em 3 anos terá observação pública na Estação Cabo Branco

O primeiro Eclipse Total da Lua visível na Paraíba depois de 3 anos ocorrerá na madrugada entre 15 (domingo) e 16 (segunda) deste mês, e poderá ser observado através de telescópios em um evento público promovido pela Estação Cabo Branco em parceria com a APA – Associação Paraibana de Astronomia e com o NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB. 

O último Eclipse Lunar Total observado da Paraíba ocorreu na madrugada do dia 21 de janeiro de 2019. Depois disso, outros eclipses foram visíveis do Estado, mas nenhum deles chegou à totalidade, quando a Lua apresenta uma coloração avermelhada.

Timelapse do Eclipse Lunar de 21 de janeiro de 2019 registrado em Picuí, PB - Créditos: Anderson Dantas

Timelapse do Eclipse Lunar de 21 de janeiro de 2019 registrado em Picuí, PB – Créditos: Anderson Dantas

O eclipse

Eclipse lunar total é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente pela sombra da Terra. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram alinhados, com a Terra entre os outros dois. Devido a diferença de 5° entre os planos orbitais da Terra e da Lua, apenas em momentos específicos do ano a Lua cruza o cone de sombra da Terra. Eclipses totais da lua podem ocorrer anualmente ou até mais de uma vez ao ano. Mas como para observar um eclipse lunar é preciso estar no lado da Terra voltado para Lua no momento do fenômeno, para determinados locais, pode ocorrer alguns períodos sem eclipses totais, como foi o período dos últimos 3 anos na Paraíba.

Diferenças dos planos orbitais da Lua e da Terra - Fonte: wikimedia.org

Diferenças dos planos orbitais da Lua e da Terra – Fonte: wikimedia.org

Desta vez, o eclipse será visto do início ao fim, de toda a América do Sul e de parte da América do Norte e Central. E será muito bom aproveitar esse momento pois o próximo eclipse total da Lua visto inteiramente da Paraíba só deve ocorrer novamente em junho de 2029.  Antes disso, em 2025, a Paraíba poderá observar outro eclipse total da Lua, mas não será possível contemplar todas as fases do eclipse já que ele ocorrerá no final da madrugada e a Lua irá se pôr ainda eclipsada.

Lua de Sangue?

Durante a fase da totalidade, a Lua ganha uma coloração avermelhada que é popularmente conhecida como “Lua de Sangue”. Mas essa coloração nada tem a ver com sangue. Ela ocorre graças aos raios solares que passam pela atmosfera terrestre e são filtrados e refletidos em direção à Lua. Os gases da nossa atmosfera espalham a componente azul da luz branca do Sol e deixam passar a vermelha, que acaba colorindo nosso satélite natural.

Se pudéssemos observar esse eclipse da Lua, veríamos a Terra ocultando completamente o Sol, mas ainda veríamos a Coroa Solar e uma espécie de anel avermelhado em torno da Terra, formado pela luz do Sol refletida na fina camada da atmosfera da Terra, como se fosse um crepúsculo de 360°.

Eclipse Lunar Visto da Lua - Crédito: Lucien Rudaux

Eclipse Lunar Visto da Lua – Crédito: Lucien Rudaux

Horários

O eclipse do dia 16 poderá ser observado em sua totalidade de qualquer local do Brasil. A duração total do evento é de 5 horas e 19 minutos, iniciando ainda no domingo, 15, às 22:32, e se estendendo até às 03:50 da madrugada de segunda, 16.

Às 22:32 de domingo, inicia-se a fase penumbral do eclipse, quando algumas partes da Lua não estão totalmente iluminadas pelo Sol. Essa fase do eclipse não é tão perceptível a olho nu, mas a partir das 23:27 de domingo, a Lua começa a entrar na sombra da Terra, chamada “Umbra”. A partir de então, os observadores poderão observar a sombra avançando sobre a superfície lunar até cobri-la totalmente às 00:29 da madrugada de segunda. A Lua então deve assumir uma coloração avermelhada provocada pela dispersão da luz solar refletida pela atmosfera da Terra. O ponto máximo do eclipse deve ocorrer à 01:11 e à 01:53, a Lua começa a sair da sombra da Terra. A partir desse momento a sombra vai recuando na superfície da Lua até às 02:55, quando a fase parcial do eclipse se encerra. Deste momento até às 03:50, ocorre a fase penumbral final do eclipse que, da mesma forma como no início, é de difícil percepção a olho nu.

Horários das fases do Eclipse - Imagem: APA

Horários das fases do Eclipse – Imagem: APA

 

Observação Pública na Estação Cabo Branco

E para acompanhar de perto esse espetáculo celeste, a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes, em parceria com a APA e o NEPA/IFPB, estão promovendo um grande evento público para observação do eclipse através de telescópios.

Observação do Eclipse Lunar em setembro de 2015 reuniu centenas de pessoas na Estação Cabo Branco - Foto: Acervo Marcos Jerônimo

Observação do Eclipse Lunar em setembro de 2015 reuniu centenas de pessoas na Estação Cabo Branco – Foto: Acervo Marcos Jerônimo

O evento será realizado na Estação Cabo Branco durante toda a noite, onde serão disponibilizados telescópios a partir das 22h do domingo, dia 15. O eclipse também poderá ser acompanhado em tempo real em um telão instalado especialmente para o evento. A Estação Cabo Branco vai funcionar em um esquema especial para garantir todo o conforto e segurança para o público presente. A APA e o NEPA/IFPB, além de disponibilizar seus telescópios para o público, também irão oferecer palestras explicativas sobre os eclipses e sua importância para a Ciência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *