Encontrado o primeiro meteorito da Paraíba! Mas seu destino, é incerto

O primeiro meteorito da Paraíba foi encontrado na cidade de Nova OIinda, no Sertão do Estado. A rocha espacial já foi analisada, classificada e oficializada no último sábado (19) pela Meteoritical Society, que deu à ela o nome de Nova Olinda, em referência à cidade onde foi encontrada. Esta é uma grande notícia para a Paraíba. É a primeira vez que um meteorito é achado no Estado, mas infelizmente, até o momento, conhecemos mais sobre o passado dessa rocha, com 4,5 bilhões de anos, do que do seu futuro próximo. Há cerca de 4 meses a Associação Paraibana de Astronomia vem tentando contato com o Governo Estadual para tentar garantir que o meteorito Nova Olinda permaneça no Estado, entretanto, até o momento, vem sendo ignorada. 

História

O Nova Olinda é um meteorito metálico, encontrado pelos irmãos Edsom Oliveira da Silva e João Jarba Oliveira da Silva em 2014. Na época, João Jarba e Edsom, mais conhecido como Roma Edsom, procuravam por ouro com um detector de metais, numa fazenda da zona rural do município de Nova Olinda. Em um determinado local, próximo a um lago, o detector disparou acusando que havia algo grande por lá. Roma e João cavaram o local com uma picareta e rapidamente desenterraram a rocha.

Os irmão João Jarba (esquerda) e Roma Edsom (direita) encontraram o primeiro meteorito da Paraíba - Foto: Roma Edsom

Os irmão João Jarba (esquerda) e Roma Edsom (direita) encontraram o primeiro meteorito da Paraíba – Foto: Roma Edsom

Ela era realmente uma rocha grande e muito pesada, com cerca de 28 Kg e diferente de outras encontradas na região. Infelizmente, não era ouro, mas tinha uma forma tão peculiar que Roma Edsom a levou para casa, onde ela ficou enfeitando sua mesa de jantar. 

Por 6 anos, o primeiro meteorito encontrado na Paraíba serviu de adorno para a mesa de jantar de Roma Edsom. E estaria lá até hoje, não fosse a queda de um outra rocha espacial em Santa Filomena, Pernambuco. Com a repercussão que o meteorito de Santa Filomena ganhou na mídia, Roma percebeu que sua rocha, encontrada 6 anos antes, também poderia ser um meteorito. Depois de algumas pesquisas na internet, entrou em contato com André Moutinho, pesquisador e colecionador de meteoritos. 

Massa principal do meteorito Nova Olinda, o primeiro da Paraíba - Créditos: André Moutinho

Massa principal do meteorito Nova Olinda, o primeiro da Paraíba – Créditos: André Moutinho

Moutinho orientou Roma a realizar os primeiros testes e, com a possibilidade de ser realmente uma rocha espacial, uma amostra foi retirada e enviada para São Paulo, onde André Moutinho confirmou que se tratava de um meteorito. A partir de então, entrou em contato com pesquisadores para a realização das análises física, química e petrográfica para classificação do meteorito.

Análise e classificação

As análises do meteorito encontrado na Paraíba foram feitas através de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de Alberta (Canadá) e um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e que também incluiu André Moutinho. Esta foi apenas a segunda vez que um meteorito metálico é classificado a partir de análises químicas feitas no Brasil. A primeira foi a do meteorito Conceição do Tocantins, que também foi oficializado esse ano pela Meteoritical Society.

Detalhe de uma fatia do meteorito Nova Olinda - Créditos: André Moutinho

Detalhe de uma fatia do meteorito Nova Olinda – Créditos: André Moutinho

O meteorito Nova Olinda é um meteorito metálico, composto basicamente por ferro e níquel, além de outros materiais em menor concentração. Ele foi classificado como um octaedrito IIAB. Os meteoritos IIAB têm a menor concentração de níquel entre os meteoritos metálicos. 

Meteoritos como o Nova Olinda, se formaram no núcleo metálico de seu corpo parental que, provavelmente, foi um protoplaneta destruído por um violento impacto. 

De acordo com análise dos isótopos de meteoritos semelhantes, o impacto que lançou no espaço os fragmentos desse núcleo protoplanetário teria ocorrido há cerca de 4,5 bilhões de anos, ou seja, no período de formação do Sistema Solar. Desde então, estes fragmentos vagam pelo Sistema Solar na forma de pequenos asteroides e meteoroides e, eventualmente, alguns deles atingem a Terra.

Ainda não se sabe há quanto tempo o meteorito Nova Olinda teria caído na Terra. Mas devido ao intemperismo observado nele, é provável que isso tenha ocorrido há alguns milhares de anos, e ele tenha permanecido enterrado por todo esse tempo, até ser encontrado pelos irmãos Roma Edsom e João Jarba.

Descaso do Governo com o primeiro meteorito da Paraíba

Todo o processo, desde a suspeita inicial até a aprovação oficial do meteorito Nova Olinda pela Meteoritical Society, foi mantido em sigilo por Roma Edsom, André Moutinho e pelos pesquisadores envolvidos. Entretanto, em novembro de 2021, depois que foram realizadas as análises que comprovavam a origem espacial da rocha, e pouco antes de sua submissão à Meteoritical Socierty, Moutinho entrou em contato com a APA, a Associação Paraibana de Astronomia, para tentar garantir que o meteorito ficasse no Estado.

Ciente da importância histórica que esse achado representava para a Paraíba, a APA prontamente preparou um ofício e encaminhou para a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia, solicitando uma audiência com o secretário.  Mas infelizmente, mesmo depois de cobrar retorno tanto por email quanto por telefone, passaram-se 4 meses e até hoje não houve nenhuma resposta. Nem sequer o agendamento da audiência. 

A proposta da APA era que o Governo do Estado comprasse o meteorito e preparasse uma exposição permanente no Hall do Planetário do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, juntamente com painéis contando a história do Nova Olinda e a importância do estudo dessas rochas espaciais para a ciência. 

O Planetário do Espaço Cultural já é um importante equipamento para o ensino e para a popularização da ciência no Estado. Se pudesse contar também com o primeiro meteorito da Paraíba em exposição, permitiria aos visitantes do Planetário que tivessem uma experiência única, o contato com algo vindo do espaço e que se formou há 4,5 bilhões de anos.

Apesar de ter um valor inestimável para o Estado por ser o primeiro encontrado na Paraíba, comercialmente, o meteorito encontrado por Roma Edsom e João Jarba não é muito valioso, por ser um meteorito metálico encontrado com já com muitas marcas de intemperismo. Por isso, o investimento necessário para executar essa ideia foi estimado em torno de R$ 50 mil, incluindo a compra do meteorito. 

Aparentemente não é um investimento muito elevado para o Governo do Estado, mas agora, com o anúncio do mais novo meteorito brasileiro e primeiro do Estado da Paraíba, devem surgir novas propostas de compra. Apesar do proprietário da peça, o Sr. Roma Edsom, preferir que o meteorito permaneça na Paraíba, é bem provável que ele acabe sendo vendido para outro estado ou, até mesmo, para fora do país.

Ainda na tentativa de evitar que a Paraíba acabe perdendo seu primeiro meteorito, a Associação Paraibana de Astronomia busca doadores que possam contribuir com a causa e estuda criar uma vakinha para tentar arrecadar o valor necessário para comprar o meteorito Nova Olinda, e garantir que ele seja destinado para a educação e para a divulgação da ciência na Paraíba. 

 

2 thoughts on “Encontrado o primeiro meteorito da Paraíba! Mas seu destino, é incerto

  1. Geraldo

    Sou de Minas gerais, encontrei várias rochas em uma cratera, algumas são de aço níquel, outras são rochas aparentemente carbono.
    Tenho muita dificuldades em encontrar alguém que se enterssa em analizar.
    Não é resto industrial de fundição,o local que foi encontrado é de difícil assesso podendo chegar apenas apé.

    Reply
  2. Welton

    Bom dia eu achei uma pedra que pra mim é um meteorito pôs o mesmo pra o seu tamanho pesa muito mas que qualquer outra parecer até ser de ferro queria alguém mas entendido sobre o assunto pois várias pessoas falaram ser meteorito vou deixa meu zap 81991181492 sou de pedras de fogo Paraíba

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *