Sete escolas da PB acompanham o Trânsito de Mercúrio no Dia da Astronomia nas Escolas

O dia 11 de novembro, sem sombra de dúvidas, ficará marcado na história da Associação Paraibana de Astronomia. Não só por conta do Trânsito de Mercúrio, o evento mais importante do ano, que aconteceu neste dia. Mas principalmente pelas atividades desenvolvidas pela APA para acompanhar o fenômeno.

Houveram atividades na Estação Cabo Branco e em mais 7 escolas em todo o estado. Para muitos estudantes este foi um momento único de contato com Astronomia, e alguns deles ainda tiveram a oportunidade de contribuir com a Ciência, registrando os instantes exatos em que o menor planeta do Sistema Solar passava em frente ao Sol.

Dia da Astronomia nas Escolas

Todos os eventos de observação do Trânsito de Mercúrio organizados pela APA faziam parte da iniciativa “Dia da Astronomia nas Escolas”, promovida pela União Astronômica Internacional e foram um sucesso!

Mapa de eventos da IAU em 2019 incluindo as observações do Trânsito de Mercúrio na PB

Mapa de eventos da IAU em 2019 incluindo as observações do Trânsito de Mercúrio na PB

Estação Cabo Branco, João Pessoa

Na Estação Cabo Branco em João Pessoa, a equipe formada por Marcos Jerônimo, Rodrigo Nóbrega e Fabíola ofereceram a observação do fenômeno através de um telescópio refrator de 90mm e um refletor newtoniano de 254mm. Um outro telescópio foi adaptado com uma câmera para filmar e projetar as imagens do Trânsito de Mercúrio em uma TV, disponibilizada para o público acompanhar em tempo real o fenômeno. O evento foi organizado pela Estação Cabo Branco e teve o apoio da APA.
O evento na Estação também teve a cobertura da TV Cabo Branco, que produziu uma matéria veiculada no jornal do meio dia.

No Colégio Argentina P. Gomes

Na Escola Estadual Argentina Pereira Gomes em João Pessoa, a equipe formada por Tomaz Passamani, Willames Pinheiro e Anna Letícia utilizaram um telescópio refletor newtoniano de 90mm para observação do fenômeno junto aos estudantes do colégio. No final da manhã, houve um problema com o telescópio e ele foi substituído por um refletor newtoniano de 130mm que estava no Liceu e foi realocado para lá. No início da tarde, Tomaz Passamani proferiu uma palestra sobre o Trânsito de Mercúrio falando porque ele ocorre e porque o registros dos trânsitos planetários são importantes. De tarde, Marcelo Zurita esteve na Escola e auxiliou a equipe com a observação e com o registro dos horários exatos dos últimos contatos do planeta com o disco solar.

Na Escola Estadual Engenheiro D’Ávila Lins

Na Escola D’Ávila Lins em Bayeux, o Professor Francisco Saulo Bezerra utilizou um telescópio cassegraniano de 8 polegadas para observação do fenômeno junto aos estudantes. Eles puderam observar o trânsito desde os primeiros instantes, quando o planeta entra em contato com o disco solar. As explicações sobre o fenômeno e sua importância para a astronomia foram tratadas a medida em que os estudantes observavam pelo telescópio. Os momentos dos contatos não foram marcados porque o Sol estava encoberto no momento.

Na Escola Estadual Enéas Carvalho

Na Escola Enéas Carvalho em Santa Rita, a equipe formada por Renato Bandeira e Lucas Tranquilino Silva utilizaram dois telescópios refletores newtonianos, um de 130mm e outro de 114mm para mostrar aos estudantes o Trânsito de Mercúrio. Antes disso, foi apresentada a palestra explicando o fenômeno e tratando também de alguns fatos históricos e da importância dos trânsitos planetários para a Astronomia. Os primeiros contatos não foram registrados devido ao mal tempo, mas o 3º e 4º contatos foram marcados tanto a partir de observações visuais quanto por vídeo. Os dados serão enviados para análise.

No Instituto Federal da Paraíba

No Campus I do Instituto Federal da Paraíba, as atividades foram iniciadas às 08:30 com a apresentação da Palestra sobre o Trânsito de Mercúrio por Marcelo Zurita. Depois disso, a equipe formada pelos professores Allysson Macário e Gilberto Sobreira, juntamente com Vitor Lopes, promoveram a observação do fenômeno através de um telescópio cassegraniano de 8 polegadas. Toda a atividade foi planejada e desenvolvida em parceria com o NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB e, apesar das nuvens dificultarem um pouco, principalmente no início, foi possível marcar os horários de todos os contatos do trânsito. Os dados serão enviados para análise posterior.

No Liceu Paraibano

No Liceu Paraibano em João Pessoa, a equipe Formada por Antonini Miguel e Rammony Barbosa, iniciaram os trabalhos com a montagem dos equipamentos e observação dos primeiros momentos do trânsito através de um telescópio refletor newtoniano de 130mm e um refrator de 70mm. Infelizmente, por conta das nuvens, não foi possível marcar os horários dos primeiros contatos. Após as observações iniciais, foi proferida a palestra sobre o trânsito de Mercúrio e, na sequência, seguiram-se as observações. No final da manhã, o telescópio de 130mm foi enviado para o Colégio Argentina, onde havia tido um problema com o telescópio. Pela tarde, as observações seguiram apenas com o refrator de 70mm. O 3º e 4º contatos foram medidos e os dados serão enviados para análises.

Na Escola Melquiades Vilar

Na Escola Cidadã Melquiades Vilar em Taperoá, as atividades foram coordenadas por Felipe Sérvulo e iniciaram por uma palestra sobre o Trânsito de Mercúrio com auxílio de Antônio Emanuel, o pequeno gênio da astronomia, de apenas 8 anos, que falou um pouco sobre o trânsito planetário e o contexto histórico sobre o fenômeno. Logo após a palestra, a equipe realizou as primeiras medições científicas do trânsito. Na sequência, foi realizada a observação do fenômeno com os demais estudantes através do telescópio refrator de 70mm.

Na Escola Moacir Dantas

Na Escola Estadual Antônio Moacir Dantas Cavalcanti em Maturéia, a equipe formada por Nívea Maria e Kayro Almeida iniciaram as atividades com uma explanação sobre o Trânsito de Mercúrio nas salas da Escola, onde os estudantes eram convidados a observar o fenômeno. Depois disso, o trânsito foi observado através de um telescópio refletor newtoniano de 76mm, onde os estudantes puderam apreciar o raro fenômeno pela primeira vez.

Observação segura

Vale lembrar que todos os equipamentos utilizados nessas atividades estavam preparados para observação solar segura. E isso só é possível com filtros especialmente produzidos para essa finalidade. Sempre recomendamos que se evite apontar qualquer equipamento óptico para o Sol sem a devida proteção. Isso pode causar cegueira permanente.

Ação inédita

Todas essas atividades promovidas pela APA neste dia 11 de novembro para a observação do Trânsito de Mercúrio representaram, acima de tudo, um grande feito para a Associação. Algo inédito em seus mais de 50 anos de existência.

Formada praticamente por astrônomos amadores, a realização de qualquer atividade em dia de semana, envolve a dedicação de um tempo que muitas pessoas não tem. Mesmo assim, percebemos uma grande mobilização de todos, empenhados em realizar essas atividades da melhor forma possível.

Isso demonstra a capacidade e a vocação da APA para a educação e divulgação da Astronomia. Todos os participantes dessas iniciativas estão de parabéns e esperamos que isso esteja de fato contribuindo para o desenvolvimento do futuro desses jovens, e para o futuro de um país que valorize mais a educação e a ciência como ferramentas de desenvolvimento econômico e social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *