LICEU IN THE SPACE – Observação com Telescópios no Liceu Paraibano

A Associação Paraibana de Astronomia visitou nesta sexta (04/10/2019) o Clube de Astronomia e Mitologia Lyceu Paraibano para uma observação com telescópios. A atividade, que fez parte da celebração do World Space Week (Semana Mundial do Espaço), ocorreu na laje do Liceu a partir das 17:30 e contou com a observação da Lua, Júpiter e Saturno, além de um divertido Quizz com distribuição de brindes.

liceu002

Durante a observação foram utilizados telescópios cedidos pelos membros da APA e pelo IFPB:
– Um Refrator Constellation 70mm cedido por Rammony Barbosa,
– Um Refletor Newtoniano Skywatcher 130mm cedido por Lucas Silva, e
– Um Cassegraniano Celestron C8 200mm cedido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB

A sessão foi iniciada pela montagem dos equipamentos e, já num primeiro momento foi dado um treinamento sobre o funcionamento e a preparação do telescópio C8 do NEPA. Foi utilizada a Torre da Igreja do Rosário, distante 1,4 Km de lá, como referência para o alinhamento da luneta buscadora, que foi feita pelos próprios estudantes e membros do clube de astronomia.

moon01

Inicialmente, os telescópios foram apontados para Lua, onde foi possível observar as principais formações da sua superfície, incluindo mares, crateras, montanhas, vales e rimas. A observação da Lua em fase crescente facilita a observação dessas formações, uma vez que as sombras projetadas, principalmente próximos ao terminador facilitam a identificação do relevo.

Na sequência, os telescópios foram apontados para Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Entre os principais pontos de interesse estavam suas luas Galileanas. Foi possível observar as quatro, sendo Io a leste, e Europa, Ganímedes e Calisto à oeste do planeta, com destaque para Europa que estava prestes a ser ocultada pelo gigante gasoso. A atmosfera, muito úmida, estava dificultando a observação dos detalhes, mas foi possível observar claramente as bantas de Júpiter e, a partir do telescópio do NEPA, também foi possível ver a Grande Mancha Vermelha, gigantesca tempestade que ocorre por lá desde que o planeta foi observado pela primeira vez por Galileu Galilei.

capa

Por último, foi observado o planeta Saturno, com seus majestosos anéis que a todos encantam. Devido às condições atmosféricas, não foi possível perceber a Divisão de Cassini, um enorme vazio entre os anéis A e B de Saturno. Para aqueles que conseguiram desviar a atenção dos anéis, também foi possível observar 4 de suas maiores luas, Titã e Reia, a leste e Tétis e Dione a oeste.liceu001

A atividade foi encerrada com um divertido Quizz preparado pela Rammony. Divididos em grupos, os estudantes respondiam às perguntas relacionadas à Astronomia preparadas por ela e ao final, a equipe vencedora recebeu como prêmio, estrelinhas com fragmentos do meteorito Bendegó, o maior meteorito brasileiro. Além disso, foram distribuidos adesivos astronômicos da ESO (Observatório Europeu do Sul), um pequeno globo terrestre e três nebulosas no pote preparadas por Rammony.

DSC07015

Foi uma noite bastante proveitosa em que foi possível transmitir um pouco da empolgação e da satisfação da prática da Astronomia e da difusão do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *