Asteroid Day em Sousa

      Nenhum comentário em Asteroid Day em Sousa

Na noite dessa quinta feira, 13 de junho, uma equipe da Associação Paraibana de Astronomia levou pela primeira vez o Asteroid Day até Sousa no Sertão Paraibano. A atividade ocorreu dentro do Ciclo de Palestras Michael Faraday de Ciências, organizado pelo IFPB – Campus Sousa.

O evento foi realizado no Centro Cultural Banco do Nordeste, e no audidório, foi apresentada a palestra “Asteroid Day” falando sobre os riscos que o impacto de um asteroide pode trazer para a Terra e apresentando algumas ações que podem ser tomadas para evitar ou minimizar os danos que isso pode causar. A palestra foi ministrada por Marcelo Zurita, atual Presidente da APA e Marcos Jerônimo, Coordenador do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco e Diretor Técnico e Científico da APA.

Também houve uma exposição de modelos de asteroides, com instrutor para apresentar ao público as curiosidades sobre cada objeto. Do lado externo ao auditório, uma exposição de fotomontagens mostrando asteroides em ambientes urbanos. É uma forma de chamar a atenção para o tamanho desses objetos, mas também transmitindo informações importantes sobre os asteroides e o tipo de estrago que eles poderiam causar.

Após a palestra, o evento foi encerrado com uma observação pública na parte externa do Centro Cultural Banco do Nordeste, coordenada pelos astrônomos Paulo Vamberto, Antonini Miguel e Marcos Jerônimo. As nuvens haviam encobrido o céu durante todo o dia, mas no horário programado para a observação, o céu abriu rapidamente. O suficiente para o público observar um pouco da Lua e do Planeta Júpiter com seus quatro satélites galileanos, Europa, Ganímedes, Calisto e Io.

23f94613-94e5-4c9c-ae40-f0ac6956bebb ad_sousa001p

Sobre o projeto

O projeto “Palestras Michael Faraday de Ciências” foi elaborado para ser realizado num ciclo de 4 palestras públicas ao longo de 2019, todas a serem ministradas nas instalações do Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), em Sousa, no alto sertão paraibano.

A ideia, desenvolvida pelo professor Higo de Lima Bezerra Cavalcanti, é inspirada na história do cientista inglês Michael Faraday (1791-1867), um dos mais importantes cientistas britânicos. De origem pobre, não teve educação formal, mas conseguiu se autoeducar e fazer descobertas científicas e tecnológicas revolucionárias. Ele compartilhou com as pessoas formas acessíveis de como utilizar a eletricidade, por exemplo. Por isso, é chamado de pioneiro no entendimento público da ciência, através das palestras que ministrou na Royal Institution of Great Britain, em Londres.

A Associação Paraibana de Astronomia agradece imensamente a oportunidade dada pelo IFPB – Campus Sousa, através do Professor Higo Bezerra Cavalcanti e todo apoio dado pelo NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB para a participação no evento de tamanha impotância para a divulgação da ciência no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *