Entenda porque o Asteroid Day é no dia 30 de Junho

Impactos de grandes asteroides são eventos extremamente violentos. Imagine uma área de 2 mil quilômetros quadrados completamente devastada. Nenhum edifício ou árvore de pé. Incêndios e fumaça e poeira tóxica para todos os lados e no meio, uma grande cratera. Parece ficção, mas isso ocorreu de fato numa manhã de Sol, em 30 de junho de 1908 em Tunguska na Sibéria. A 300 Km de distância, camponeses foram lançados violentamente no ar pela onda de choque, que foi sentida a até 650 Km de distância. Sismógrafos de toda Ásia e Europa detectaram os tremores provocados pelo impacto e durante várias noites após o evento, a pluma deixada na passagem atmosférica do asteroide iluminou as noites em várias partes do mundo.

18921643_734123856794175_3254955497143160917_n

Apenas vinte anos depois, a região recebeu a visita de cientistas, e mesmo depois de tanto tempo, ainda encontraram a área completamente arrasada e os camponeses assustados, acreditando que haviam sido castigados pelos deuses. Cerca de 80 milhões de árvores foram derrubadas em um padrão radial, indicando o epicentro da explosão principal, que acredita-se ter ocorrido a cerca de 10 Km da superfície.

Estima-se que o objeto que tenha causado toda essa destruição tenha cerca de 50 metros de diâmetro, mais ou menos do mesmo tamanho do asteroide que criou a Cratera de Barringer, no Arizona. Entretanto, provavelmente pela natureza do objeto, em Tunguska ele não deixou uma cratera tão grande.

Quando olhamos para Tunguska e vemos a violência do impacto, percebemos o quanto a humanidade teve sorte em 1908. Tunguska era uma área desabitada e não se tem conhecimento de mortes humanas ocorridas em decorrência desse evento. Entretanto, se um desses ocorre em área urbana, causaria milhões de vítimas fatais. Se ocorre no oceano, o tsunami gerado arrasaria cidades litorâneas de vários continentes.

Tunguska é acima de tudo um lembrete de que podemos não ter essa sorte da próxima vez. Não à toa, o dia em que ele ocorreu, 30 de junho, foi declarado pela ONU como INTERNATIONAL ASTEROID DAY.

O Asteroid Day é uma iniciativa mundial que visa conscientizar os governos e a população sobre a necessidade de se investir mais no estudo e no desenvolvimento de tecnologias que nos permitam evitar ou minimizar os danos causados por esses eventos.

Participe você também! Promova ou sugira um evento na sua escola, no seu clube ou condomínio.

Fotomontagem produzida por Marcelo Zurita.

Conheça mais sobre o Asteroid Day (30/06):http://asteroidday.org/brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *